A Nacional Belt é uma empresa nova, fruto de uma ressignificação pessoal de um empresário que atua há mais de 10 anos no mercado. Uma empresa focada em venda e prestação de serviços relacionados a correias transportadoras e afins. A empresa vem buscado marcar território dentro do seguimento e também constituir sua carteira de clientes.
A Nacional Belt busca ser referência sólida no mercado de correias transportadoras, proporcionando atendimento em urgências para empresas que necessitam continuar em operação, sendo estas, dentro e fora do horário comercial. Seu principal diferencial é a disponibilidade.
De grandes empresas mais formais, mais setorizadas e rigorosas à pequenas empresas mais informais e flexíveis. No geral, buscam a resolução dos seus problemas de forma imediata através de uma prestação de serviços confiável, ágil e com preço justo. Essas empresas podem ser cooperativas, usinas, pedreiras, concreteiras, aeroportos, mineradoras, tornearias, picadores, frigoríficos, fecularias, olarias, empresas no ramo de agronegócios.
O Arquétipo do herói é intrinsecamente ligado a coragem, determinação, esperança justiça e luta. Este arquétipo é muito bem definido quando falamos sobre a Jornada do Herói que é uma narrativa utilizada pelo cinema e cultura em geral que mostra a evolução e amadurecimento de um personagem durante sua trajetória. O arquétipo se encaixa bem em algumas categorias específicas de produtos e serviços ligadas a performance ou causas sociais. O Herói adora um desafio, ele pode ser um grande diferencial para marcas inovadoras, que queiram causar impacto e promover mensagens de responsabilidade. Seu lema é “onde há vontade, há um caminho”, seu maior desejo é provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis e sua estratégia é ser o mais competente e corajoso possível.
Para criação do símbolo, considerei a interessante ideia dada pelo cliente, um monograma baseado na estrutura de uma máquina transportadora com a utilização das correias de transporte. A composição traria aspecto único e simbologia não utilizada por demais empresas concorrentes do seguimento, traria mais significado e também a característica técnica da marca.
O acorde de cores definidos para a marca tem total influência da bandeira do Brasil. A tonalidade Azul (Dark Sapphire) é a cor com maior predominância sobre a identidade, principalmente na aplicação de fundos. A escolha desta porcentagem de cor foi feita porque o azul traz o significado de fidelidade e é considerada a cor masculina, representando a predominância do público que é atendido pela Nacional Belt.